• Cougar

    Avenida

  • Lions

  • https://2.bp.blogspot.com/-GeudpSjH3XU/WeO0VZkOk2I/AAAAAAAAYiA/PjYqzb84A1cGpNTg1ZrOo26IlQ4taue1wCLcBGAs/s1600/banner%2Bblog.jpg

    Top Dente

  • Howling

    Avenida

  • Sunbathing

    avenida

Grupo de Expressão cultural Retumbá_Parauapebas Pará

Olá  meus amores, tudo bem?
No mês passado recebi um convite muito especial do Coreógrafo e Artista plástico Edson Ferreira para conhecer o Grupo de Expressão cultural Retumbá aqui em Parauapebas. Fiquei  muito feliz e grata pelo convite principalmente em saber que aqui em nossa cidade possui um grupo que valoriza a cultura regional da amazônia e que cada dia vem resgatando essa cultura que tanto amo.

O Grupo Retumbá se expressa através de danças, músicas e cantos, sempre valorizando a cultura regional amazônica, e é coordenado pelo coreógrafo e artista plástico Edson Ferreira e formado por Danielle Barros, Alberto Farias, Márcia Guimarães, Daniel Leão, Clivia Pina, Cleber Lima, Solange Loureiro, Thiago Bragança e Edmilsom Ferreira.


Fundado no ano de 2013, em Parauapebas, o Grupo de Expressão Cultural Retumbá, surgiu  com o objetivo de manter vivas as manifestações culturais populares do Estado do Pará. O nome reverencia o retumbão e a marujada de Bragança, pois o grupo tem a proposta de agregar o movimento folclórico regional ao cenário cultural de Parauapebas, resgatando uma identidade cultural ao município e fomentando a expressão artística na região. 




O grupo traz em seu espetáculo o carimbó como carro-chefe, QUE HOJE É “PATRIMÔNIO IMATERIAL DA CULTURA POPULAR  BRASILEIRA” e passeia pelo boi bumbá, pelos cabeçudos que fazem homenagem ao município de São Caetano de Odivelas e por outras manifestações de cultura popular paraense, como retumbão, xote, samba de cassete, cirandas, além de explorar o universo das lendas amazônicas como a MatintaPerera, Boto, Cobra Grande, Curupira etc.













Atualmente, o Grupo Retumbá se apresenta todos os domingos na sua Roda Cultural, a partir das 9h, na esquina da Rua 10 com a PA-275, com venda de camisetas, artesanatos e comidas típicas paraenses.

Contato: 94-98149-6035(Edson Ferreira)



0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

By Iâni Naíra